Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Vicentinos

Vicentinos

Os Vicentinos, através de visitas semanais às casas das famílias assistidas, monitoram a necessidade e o uso do auxílio material (sacola de alimentos, roupas, etc.) doados pelas comunidades. A própria comunidade indica as famílias que necessitam de auxilio e a Conferência Vicentina inicia, então a “sindicância” para avaliar as reais necessidades e fazer um atendimento emergencial até que se decida se a família será adotada na condição de assistida, e o que poderá ser feito pelo núcleo familiar.

O trabalho envolve todas as formas de ajuda através do contado individual para promover a dignidade e integridade do homem (princípio fundamental da regra da SSVP). Mera benevolência não é suficiente. O vicentino deve ajudar o pobre a se emancipar do próprio empobrecimento.

“A característica dos vicentinos é o contato pessoal, humano, com o pobre. Esse contato direto é o que mais se necessita hoje: saber sentar-se junto do pobre, escutá-lo e orientá-lo em sua aflição” (Dom Aloísio Lorscheider).

As conferências vicentinas formam parte de uma comunidade de fé que contempla o Cristo no rosto do pobre, executando um serviço concreto e prático, em coordenação e amizade uns com os outros.

 

Como Chegar

Sgan 702, Lote A - Asa Norte, Brasília - DF, 70710-650

X