Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Padroeira

NOSSA SENHORA DA SAÚDE

Anualmente, no dia 15 de agosto, é celebrada a festa em honra a Nossa Senhora da Saúde.

O povo de Portugal, em desespero por conta da “peste negra” que assolou todo o continente, organizou missas, orações e procissões com a imagem de Nossa Senhora durante vários meses. Perto da igreja da cidade de Sacavém, os coveiros tiveram que abrir muitas covas para enterrar tantas pessoas que já haviam morrido por causa da peste. E aconteceu que, ao abrirem uma cova, acharam uma pequena imagem de Nossa Senhora. Todos viram o fato como um milagre e começaram a rezar e fazer procissões pedindo o fim da peste. No ano seguinte as mortes foram diminuindo até acabarem.

A população então escolheu o dia 20 de abril para comemorar o fim da grande peste, e com uma grande procissão, escolheram o nome de “Nossa Senhora da Saúde”, para agradecer a ajuda de Maria Santíssima. A partir deste ano de 1570, em todos os anos é comemorado o dia da Santa que acabou com a peste em Portugal. Esta devoção, então, se expandiu para a Espanha e por toda a Europa, e Nossa Senhora é lembrada e venerada com este nome há quase 450 anos.

No Brasil é comemorado no dia 15 de agosto devido a chegada da imagem em São Paulo.

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-da-saude/29/102/

Oração a Nossa Senhora da Saúde

À vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus, consoladora dos aflitos e saúde dos enfermos.

Não desprezeis nossas súplicas em nossas necessidades e livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita, Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa. Com vosso Filho reconciliai-nos, a vosso Filho recomendai-nos.

Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós.

nossa senhora da saude

Como Chegar

Sgan 702, Lote A - Asa Norte, Brasília - DF, 70710-650

X