O Santuário
Santuário
Em 10 de setembro de 2023 a Paróquia Nossa Senhora da Saúde foi elevada a Santuário. A Missa Solene de elevação da Paróquia a Santuário foi presidida pelo Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília e concelebração pelos Padres da Nossa Senhora da Saúde e alguns Padres da Arquidiocese. Durante a celebração, os fiéis compreenderam a importância do título de Santuário, concedido pela Igreja Católica a um templo em que os devotos em peregrinação, por algum motivo especial de piedade, são atraídos e alcançam graças.
Paróquia
A Paróquia Nossa Senhora da Saúde teve sua Missa inaugural em uma das salas do Colégio Sagrado Coração de Maria em 19 de agosto de 1978 e após uma bela campanha comunitária, em agosto de 2000, foi inaugurado o templo. Pela intercessão de Nossa Senhora da Saúde, o trabalho árduo e dedicado de seu pároco padre Kazimierz Wojno (in memorian) e de sua vibrante comunidade.
No oitavo dia do mês de agosto durante o vigésimo ano do pontificado de São João Paulo II, esta Paróquia foi dedicada em louvor de Nossa Senhora da Saúde, pelas mãos de sua eminência Dom José Freire Falcão, Cardeal Arcebispo de Brasília na época.
A imagem de Nossa Senhora da Saúde, presente na igreja, foi esculpida em madeira, mede 1,62m, em que se apresenta com uma túnica longa, capa e véu curto. Mostra o Menino Jesus de braços abertos, como a repetir: “Vinde a mim todos os que estão sobrecarregados e Eu vos aliviarei.” (Mt 1, 28-30.), pois “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6.).
A Paróquia Nossa Senhora da Saúde dispõe de um Ossário com 426 lóculos, dispostos na Capela da Ressurreição.