Santuário Nossa Senhora da Saúde

Elevação da Igreja Nossa Senhora da Saúde a condição de Santuário.

A comunidade católica da Arquidiocese de Brasília vive um momento especial e muito importante que é a elevação da Igreja Nossa Senhora da Saúde, a condição de Santuário.

A missa, que terá como celebrante Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, acontece no dia 10 de setembro, às 19h, e terá também transmissão pelo canal do YouTube da Paróquia.

Em preparação, toda a comunidade é convocada a unir-se em oração. A novena, etapa fundamental desse processo de fé e devoção, começará no dia 01 de setembro, encerrando dia 9 do mesmo mês. A participação é aberta a todos, e as orações ocorrem nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira, pontualmente às 18h30; no sábado, às 17h; e no domingo, às 19h.

Programação da Novena

 

 

O que é um Santuário?

O Santuário, proveniente do termo latino “sanctuarium”, é um local que atrai peregrinos e romeiros, dedicado à veneração de Nossa Senhora da Saúde. Na Bíblia, é relacionado à presença divina, sendo descrito como “santíssimo” (Lv 16,16). No Direito Canônico, é reconhecido como uma igreja ou lugar sagrado para o qual peregrinos se dirigem devido a motivos especiais de piedade, como relíquias, imagens ou milagres.

O Código de Direito Canônico destaca a importância dos santuários como pontos centrais para práticas religiosas populares. Além disso, enfatiza a proteção de promover a prece, uma vida litúrgica rica, a celebração da Eucaristia e outras formas de piedade, incluindo a Penitência, para promover a reconciliação profunda com Deus. A celebração penitencial, por exemplo, deve ser disponibilizada a todos aqueles que a procuram, oferecendo uma oportunidade de verdadeira reconciliação com Deus e a Igreja.

O Papa João Paulo II, em uma de suas homilias destinadas aos reitores de santuários (22 de janeiro de 1981), enfatizou a importância de cultivar a prece pessoal e comunitária, além de enfocar a meditação da palavra de Deus, a celebração digna da Eucaristia e a participação pessoal no sacramento da Reconciliação. Nesse contexto, os santuários desempenham um papel fundamental, proporcionando um espaço sagrado onde a fé e a devoção florescem, permitindo que os fiéis se conectem profundamente com sua espiritualidade.

 

O que muda? 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Paróquia N. Sra. da Saúde (@nossasenhoradasaudedf)

 

 

 

A PARÓQUIA

A Paróquia Nossa Senhora da Saúde teve sua Missa inaugural em uma das salas do colégio Sagrado Coração de Maria em 19 de agosto de 1978 e após uma bela campanha comunitária, em agosto de 2000, foi inaugurado o templo. Pela intercessão de Nossa Senhora da Saúde, o trabalho árduo e dedicado de seu pároco padre Kazimierz Wojno (in memorian) e de sua vibrante comunidade.

No oitavo dia do mês de agosto, durante o vigésimo ano do pontificado de São João Paulo II, esta paróquia foi dedicada em louvor de Nossa Senhora da Saúde, pelas mãos de sua eminência Dom José Freire Falcão, Cardeal Arcebispo de Brasília na época.

A imagem de Nossa Senhora da Saúde, presente no altar da igreja, foi esculpida em madeira, mede 1,62m, em que se apresenta com uma túnica longa, capa e véu curto. Mostra o Menino Jesus de braços abertos, como a repetir: “Vinde a mim todos que os que estão sobrecarregados e Eu vos aliviarei.” ( Mt 1, 28-30.), pois “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6.).

A Paróquia Nossa Senhora da Saúde dispõe de um Ossário com 426 lóculos, dispostos na Capela da Ressurreição.

 

 

 

SERVIÇO:

Evento: Missa Solene de elevação a Santuário Nossa Senhora da Saúde
Celebrante: Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília
Data: 10 de setembro de 2023
Local: Paroquia Nossa Senhora da Saúde
Endereço: SGAN 702, LOTE A – ASA NORTE – BRASÍLIA | DF
Entrada: Aberto a comunidade

Mais informações: 

Secretaria Paroquial
Telefones: (61) 3326-1180

Como Chegar

Sgan 702, Lote A - Asa Norte, Brasília - DF, 70710-650

X